Conselho de Política Energética aprova aumento de etanol nos combustíveis a partir de agosto
Aumento da mistura de etanol na gasolina e biodiesel é adotado pelo CNPE para enfrentar oscilações no preço do petróleo. A medida, aprovada em reunião com a participação do presidente Lula, visa fortalecer a segurança energética do Brasil.
CNPE aprova aumento de mistura de etanol e biodiesel
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu, em reunião extraordinária realizada no dia 25 de outubro, aumentar a mistura de etanol na gasolina de 27% para 30%, além de elevar a mistura de biodiesel de 14% para 15%.
As medidas têm como objetivo ajudar o Brasil a lidar com possíveis altas no preço do petróleo devido ao conflito militar entre Irã e Israel.
O Irã é um dos principais produtores globais de petróleo. A reunião contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes de 16 ministérios, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e da sociedade civil.
Repercussão
A Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio) celebrou a decisão, mencionando que fortalece a segurança energética e alimentar, promovendo a soberania nacional. Segundo o grupo, a medida pode gerar investimentos de R$ 200 bilhões, impulsionando a transição energética e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.
Cessar-fogo
Após 12 dias de confronto, os Estados Unidos anunciaram um cessar-fogo entre Israel e Irã, que entrou em vigor na madrugada de 24. Embora não tenha havido bombardeios intensos nas primeiras 24 horas, a tensão persiste com trocas de acusações.
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que ambos os países violaram o acordo. Estima-se que cerca de mil pessoas morreram e mais de 3 mil ficaram feridas durante os conflitos.