Conselho de segurança da ONU fará reunião de emergência neste sábado (9)
Reunião será realizada após pedido de vários países em resposta à decisão de Israel. Secretário-geral da ONU expressa preocupação com as consequências para a população palestina e a segurança dos reféns.
Reunião Emergencial da ONU
O Conselho de Segurança da ONU irá se reunir em emergência no sábado (9) para discutir o plano de Israel de assumir o controle da Cidade de Gaza.
O representante palestino, Ryad Mansour, informou que vários países fizeram o pedido após a decisão do governo israelense. O Panamá, presidente do Conselho este mês, confirmou que o pedido foi apoiado por Reino Unido, Dinamarca, França, Grécia e Eslovênia.
Este pedido recebeu apoio adicional de Argélia, Rússia, China, Somália, Guiana, Paquistão, Coreia do Sul e Serra Leoa. Os EUA, aliados de Israel, se opuseram. Historicamente, as reuniões do Conselho não levam a resultados práticos.
Na sexta-feira (8), Mansour consultou países-membros e se reuniu com o Conselho de Embaixadores Árabes.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou estar “alarmado” com a decisão de Israel, alertando para uma escalada perigosa e possíveis consequências catastróficas para os palestinos. Guterres fez um apelo urgente por um cessar-fogo permanente e pela libertação incondicional de todos os reféns.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nícolas Robert