Conselho Europeu pede cessar-fogo imediato em Gaza
Conselho Europeu enfatiza a urgência de medidas humanitárias em Gaza e pressiona por negociações de paz. Críticas são direcionadas tanto a Israel quanto ao Hamas em busca de um cessar-fogo duradouro.
Conselho Europeu pede cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e libertação incondicional de todos os reféns, em comunicado divulgado nesta quinta-feira (26).
O conselho criticou a situação humanitária em Gaza, o número “inaceitável” de mortes de civis e os altos níveis de fome. Exigiu o fim permanente das hostilidades.
“Pedimos a Israel que levante seu bloqueio em Gaza e permita o acesso imediato, sem impedimentos, para as agências humanitárias”, afirmou o conselho.
O órgão também lembrou que Israel deve cumprir com suas obrigações internacionais, criticando a recusa do Hamas em entregar os reféns restantes.
As autoridades se comprometeram a aplicar medidas restritivas aos colonos extremistas israelenses e a entidades que apoiam a expansão de assentamentos ilegais, além de solicitar mais restrições contra o Hamas.
A União Europeia (UE) reafirmou seu compromisso com uma paz sustentável, enfatizando a solução de dois Estados e apoiando a Autoridade Palestina.
O Conselho Europeu também se comprometeu a manter a paz no Oriente Médio e celebrou um acordo de cessar-fogo entre Israel e Irã. “Sempre deixamos claro que o Irã não pode ter uma arma nuclear”, disse.
Sobre a Síria, a UE garantiu respeito por suas fronteiras, independência e soberania, além de reavaliar suas sanções contra o país.
*Com informações do Estadão Conteúdo