Consertem o vexame, diz Gleisi à família Bolsonaro
Gleisi Hoffmann critica governador de SP por suposta interferência em viagem de Bolsonaro aos EUA. Conflito comercial acirrado entre Brasil e Estados Unidos se intensifica com tarifas impostas por Trump.
A ministra da SRI, Gleisi Hoffmann (PT), criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por supostamente ajudar Jair Bolsonaro (PL) a viajar aos EUA.
Segundo a Folha de S. Paulo, Tarcísio teria contatado ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) para sugerir a autorização da viagem de Bolsonaro ao encontro com Donald Trump (Partido Republicano), visando negociar a redução de uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros.
Gleisi qualificou o episódio de “surreal” e criticou a “lambança bolsonarista”, afirmando que o governo Lula (PT) defenderá os interesses nacionais com “responsabilidade, determinação e destemor”.
O confronto ocorre em meio a um conflito comercial entre EUA e Brasil, após Trump impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, alegando que o governo brasileiro persegue Bolsonaro.
Bolsonaro é réu no STF por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Lula reafirmou que o processo judicial é exclusivo da Justiça Brasileira e não deve sofrer qualquer ingerência.
Trump, em carta a Lula, chamou de “vergonha internacional” o julgamento de Bolsonaro, pedindo o fim da “caça às bruxas”.