Conservadores fecham acordo para formar governo de coalizão na Alemanha
Friedrich Merz, líder conservador, chega a acordo para formar governo de coalizão na Alemanha. Votação dos membros do SPD definirá os próximos passos, com eleições para premiê previstas até maio.
Friedrich Merz, líder do bloco conservador da Alemanha, chegou a um acordo para formar um governo de coalizão com os Social-Democratas (SPD).
Merz deve se tornar o próximo primeiro-ministro do país. Detalhes do acordo serão divulgados à tarde, mas ele precisa ser aprovado pelos membros do SPD em uma votação nas próximas duas semanas.
Se aprovado, a eleição de Merz pode ocorrer até o final de abril ou início de maio, conforme o Financial Times.
O bloco conservador, formado pelos partidos CDU e CSU, venceu as eleições em fevereiro e enfrenta pressão para finalizar as negociações em meio à guerra comercial promovida por Donald Trump.
O acordo foi firmado no mesmo dia em que pesquisas indicaram que o partido de extrema direita, Alternativa para a Alemanha (AfD), se tornou a maior força política do país.
Desde a vitória nas eleições gerais, a popularidade de Merz caiu, com eleitores insatisfeitos com sua proposta de um pacote de investimentos de um trilhão de euros financiado por um relaxamento nas regras de endividamento.