Consignado para CLT tem 40 milhões de simulações e 11 mil empréstimos fechados em dois dias
Novo crédito consignado já registra milhões de simulações e solicitações em menos de uma semana. A iniciativa visa facilitar o acesso de trabalhadores e microempreendedores a empréstimos com taxas de juros mais acessíveis.
Novo modelo de crédito consignado para trabalhadores do setor privado, chamado de Crédito do Trabalhador, teve 40,1 milhões de simulações em 2 dias, segundo o Ministério do Trabalho.
O governo lançou a plataforma em 21 de outubro, visando facilitar a concessão de empréstimos com desconto em folha de pagamento.
Atualmente, foram feitas 4,5 milhões de solicitações às instituições financeiras e mais de 11 mil contratos já foram fechados.
A linha de crédito é disponível para 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada e microempreendedores individuais (MEI).
O empréstimo consignado permite o desconto direto na folha, reduzindo o risco de inadimplência e oferecendo taxas de juros mais baixas.
No entanto, o acesso à modalidade ainda é limitado para muitos trabalhadores.
As parcelas serão descontadas mensalmente, com limite de 35% do salário através do eSocial. Os trabalhadores poderão acompanhar os pagamentos mensalmente.
A partir de 25 de abril, será possível realizar contratações pelos canais eletrônicos dos bancos.