Consignado terá medidas contra fraude além da biometria, diz Febraban
Febraban busca novas estratégias para combater fraudes em empréstimos consignados. Reunião com o ministro da Previdência aborda medidas de segurança para proteger aposentados e pensionistas.
Presidente da Febraban, Isaac Sidney, anunciou que o setor bancário estuda novas medidas para reduzir fraudes nos empréstimos consignados. As iniciativas, conforme explicou, vão “além da biometria”, mas detalhes não foram fornecidos.
Sidney afirmou: .
O presidente da Febraban se reuniu em Brasília com o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, e o presidente do INSS, Gilberto Waller, para discutir medidas de segurança nos empréstimos consignados.
A reunião ocorre em meio à crise do INSS, após uma investigação da Polícia Federal revelar um esquema que resultou em R$ 6,5 bilhões de retenção indevida de benefícios entre 2019 e 2024.
Há preocupações sobre irregularidades também nos empréstimos consignados. O INSS já implementou a obrigatoriedade da biometria e bloqueou descontos de financiamentos para todos os beneficiários.
Sidney acrescentou: .