Consulado da China tenta influenciar a diáspora em eleições de Nova York
Grupos sociais de origem chinesa em Nova York têm sido usados para influenciar eleições, minar candidaturas de opositores ao regime de Pequim e promover políticos alinhados ao Partido Comunista. A situação revela uma rede de apoio silenciado, onde interesses políticos e culturais se entrelaçam com a estratégia de controle do governo chinês.
Clubes sociais apoiados pela China em Nova York estão minando candidatos políticos que se opõem ao regime chinês. Eles ajudaram a derrubar um senador estadual que participou de um banquete com a presidente de Taiwan e atacaram uma candidata ao Conselho Municipal por apoiar a democracia em Hong Kong.
Essas organizações, muitas das quais são associações de conterrâneos, atuam como ferramentas do consulado chinês, intimidadando políticos que desafiam Pequim. Ex-membros e políticos relatam que muitos líderes têm medo das consequências por desafiá-los.
A influência da China em Nova York é ampla. Em 2023, o FBI prendeu líderes de um grupo por operar uma delegacia clandestina. Novas evidências mostraram cerimônias em que diplomatas fizeram juramentos de lealdade a Pequim.
Mais de 50 organizações mobilizaram apoio eleitoral em cinco anos, mas muitas são instituições sem fins lucrativos proibidas de fazer campanha. O consulado chinês nega qualquer acusação de interferência.
Politicos como Eric Adams e suas campanhas se beneficiaram do apoio dessas associações. Recentemente, dois líderes comunitários disseram que houve tentativas de sabotar concorrentes, como foi o caso de Yan Xiong, que teve sua candidatura saboteada por um agente chinês.
Casos possuem padrões similares. O senador John C. Liu e a senadora Iwen Chu sofreram pressão por suas ligações com Taiwan, afetando suas campanhas. A candidata Susan Zhuang venceu após receber apoio expressivo de associações ligadas a Pequim.
Enquanto isso, acusações de culpa por associação são levantadas contra políticos. Zhuang defendeu sua herança, chamando as alegações de preconceituosas.