Consulado do Brasil faz alerta a brasileiros em Portugal; entenda
Consulado alerta brasileiros sobre nova unidade policial que fiscaliza imigrantes em Portugal. A UNEF, criada para substituir o SEF, intensificará abordagens em locais públicos e reforça a necessidade de documentação regular.
Alerta do Consulado Geral do Brasil em Lisboa - Em 25 de agosto de 2025, o Consulado fez um aviso importante para brasileiros em Portugal sobre a nova UNEF (Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras), que começou suas atividades em 21 de agosto.
A UNEF, ligada à PSP (Polícia de Segurança Pública), tem como função principal o controle e fiscalização da permanência de cidadãos estrangeiros no país, podendo realizar ações como expulsões e afastamentos coercitivos.
Apesar de a lei não esclarecer como será esse controle, é esperado que haja uma intensificação de abordagens em locais como estações de metrô e aeroportos.
O Consulado recomenda que os brasileiros mantenham sempre documentos que comprovem sua regularidade em Portugal e colaborem com as autoridades durante abordagens.
Recomendações:
- Em caso de dúvidas, contatar o consulado através de [email protected] com detalhes do ocorrido.
A UNEF substitui o SEF, que deixou de existir em 2023, e agora controla processos como deportação e concessão de residência. A criação da UNEF foi sancionada pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa em 17 de julho e publicada no Diário da República em 22 de julho.
O governo português está endurecendo as leis sobre imigração, com notificações para 18.000 imigrantes sem autorização de residência. Alterações na Lei de Estrangeiros foram aprovadas para limitar a concessão de vistos de trabalho e impor novas condições para reagrupamento familiar.
O ministro da Presidência, António Amaro Leitão, afirmou que a meta é ter uma imigração mais regulada em Portugal.