Consulta por crédito do BNDES tem pequena desaceleração com alta dos juros, diz diretor
Desaceleração nas consultas por crédito do BNDES indica impacto das altas taxas de juros. Apesar disso, aprovações e desembolsos seguem em crescimento, segundo o diretor da instituição.
Consultas por crédito do BNDES mostram desaceleração
As consultas de empresas por crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) apresentaram uma pequena desaceleração devido ao aumento da taxa Selic (taxa básica de juros), conforme declarou o diretor Nelson Barbosa em uma entrevista no Rio de Janeiro.
Essas consultas são a primeira etapa no processo de liberação de crédito do BNDES, precedendo a aprovação e o desembolso dos empréstimos.
Barbosa destacou que, apesar da desaceleração nas consultas, aprovações e desembolsos continuam a crescer. Isso se deve ao fato de que a maioria dos empréstimos se baseia na Taxa de Longo Prazo (TLP), que está sujeita às influências da política monetária.
A Selic atingiu 15% ao ano em junho, afetando as condições de mercado. Quando questionado se a Selic estava em um nível adequado, Barbosa não se posicionou diretamente, afirmando: "A gente se adapta".