HOME FEEDBACK

Consumidor americano é o maior prejudicado com tarifas de Trump, diz economista da MB

Economista destaca que as novas tarifas impactarão significativamente os preços e a economia dos EUA. Ele alerta para o risco de recessão e a falta de compreensão de Trump sobre as consequências dessas medidas.

Economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale, alerta que o consumidor americano será o principal afetado pelas novas tarifas propostas por Donald Trump nesta quarta-feira, 2.

Trump anunciou uma alíquota mínima de 10% sobre importações de todos os países, inclusive Brasil. Nações com tarifas elevadas sobre produtos americanos enfrentarão taxas ainda maiores.

Vale afirma: “Os produtos vão ficar muito mais caros nos próximos meses e por um bom tempo. É difícil imaginar que Trump volte atrás.”

Comparando a situação, ele destaca que o Brasil, que recebeu a tarifa mínima, está em uma posição mais complicada em relação a países como China (34%) e União Europeia (20%).

Além disso, destaca a “falta de entendimento” de Trump sobre os riscos de recessão: “Ele não tem noção do tamanho desse risco e do impacto no bem-estar da sociedade americana.”

Vale prevê que a economia americana já registrará queda na atividade no primeiro trimestre deste ano.

Leia mais em infomoney