Consumo fora do lar tem alta nas refeições e queda nos alcóolicos no primeiro trimestre
Mudança nos hábitos alimentares reflete a busca por opções mais econômicas, com crescimento do consumo de refeições e queda nas bebidas alcoólicas. Estudo mostra que os consumidores estão se adaptando e priorizando pratos mais satisfatórios em suas escolhas fora de casa.
Desaceleração no consumo fora do lar no Brasil é destacada no primeiro trimestre, com uma queda de 13,8% nas unidades vendidas, segundo a Kantar Worldpanel.
Os consumidores estão mudando seus hábitos à procura de melhor custo-benefício: pratos e refeições prontas (fast food) se tornaram mais populares, enquanto bebidas alcoólicas e snacks sofreram queda.
Durante os meses de janeiro a março, as principais refeições (almoço, jantar e lanches) foram feitas predominantemente em casa. Contudo, o café da manhã ganhou destaque fora de casa, por ser quase 20% mais barato.
No almoço, os consumidores estão mais seletivos. Com o retorno do trabalho presencial, almoçar fora se intensificou, priorizando refeições que saciem a fome, como pratos feitos e sanduíches, em vez de lanches.
Além disso, a redução no consumo de bebidas alcoólicas é notável, especialmente entre a Geração Z (16 a 30 anos). No primeiro trimestre, as unidades vendidas caíram 2,8% em relação ao ano anterior e 1,8% em relação ao trimestre anterior, com uma diminuição de 34% na penetração entre consumidores.
Em contraposição, bebidas não alcoólicas como água sem gás, café e sucos prontos para beber estão em ascensão.