Convalescente, papa Francisco aparecerá em público na Páscoa
O papa Francisco, que se recupera de uma pneumonia grave, fará a bênção "urbi et orbi" na Páscoa. Sua participação nas outras celebrações da Semana Santa ainda é incerta, dependendo da evolução de sua saúde.
Papa Francisco pronunciará a tradicional bênção “urbi et orbi” no domingo de Páscoa, 20 de abril, na Praça de São Pedro, segundo o Vaticano.
Após uma grave pneumonia, o pontífice, de 88 anos, convalesce e sua participação em outras celebrações da Semana Santa é incerta.
Após cinco semanas de hospitalização em Roma, Francisco retornou ao Vaticano e continua sua recuperação sem atividades públicas.
A sua frágil saúde gerou dúvidas entre os fiéis sobre sua presença nos atos da Páscoa, a principal festa católica do ano.
O calendário da Semana Santa divulgado pelo Vaticano confirma a bênção “urbi et orbi”, mas não especifica quem presidirá os eventos.
A presença do papa será decidida com base na evolução de sua saúde nas próximas semanas.
Francisco pode delegar celebrações a outros prelados, mas apenas ele pode pronunciar a bênção.
A data de canonização do beato Carlo Acutis está confirmada para 27 de abril, mas a participação do papa na cerimônia ainda não foi confirmada.
A hospitalização do líder espiritual de 1,4 bilhão de católicos representou a crise de saúde mais grave desde sua eleição em 2013.