Coreia do Norte abrirá resort de praia em julho
Resort de praia é parte da estratégia de Kim Jong-un para revitalizar o turismo na Coreia do Norte. O complexo, com capacidade para 20.000 visitantes, pode não atrair estrangeiros devido a restrições e à percepção internacional do país.
A Coreia do Norte abrirá o resort de praia Wonsan Kalma na próxima terça-feira (1º.jul.2025), voltado para turistas domésticos.
O complexo, situado na costa leste do país, sofreu um atraso de 6 anos e é parte dos planos do líder Kim Jong-un para impulsionar o turismo e gerar receita em meio às sanções internacionais.
Localizado em Wonsan, a área já foi utilizada para testes de mísseis. O governo tenta transformá-la em um destino turístico com capacidade para 20.000 visitantes. Não há confirmação sobre a recepção de estrangeiros.
Na cerimônia de inauguração em 24 de junho, Kim esteve acompanhado da filha, Kim Ju-ae, e da esposa, Ri Sol-ju. O embaixador russo, Alexander Matsegora, também participou do evento.
O resort contará com hotéis, restaurantes, centros comerciais e um parque aquático, mas informações não podem ser verificadas de forma independente.
O turismo, especialmente com China e Rússia, é uma das poucas fontes de divisas do regime. Embora o país tenha reaberto temporariamente para visitantes ocidentais em 2025, suspendeu novamente as entradas sem explicação.
Especialistas apontam que o resort pode não atrair estrangeiros devido ao apelo limitado de outros destinos como Pyongyang e áreas desmilitarizadas. Elliott Davies, diretor da Uri Tours, destaca o interesse cultural do projeto.
Coincidentemente, no mesmo dia do anúncio da abertura do resort, Coreia do Norte e Rússia reabriram uma rota direta de trem entre suas capitais, que estava suspensa desde 2020.