Coreia do Norte condena ataques dos EUA ao Irã
Coreia do Norte critica ataque dos EUA ao Irã e pede apoio internacional. A nação asiática se une a outros países na condenação das ações que aumentam a tensão no Oriente Médio.
Coreia do Norte condena ataque dos Estados Unidos a instalações nucleares do Irã realizado no sábado (21.jun). Em declaração, o ministério das Relações Exteriores afirmou que a ofensiva “atropelou violentamente” a integridade territorial iraniana.
A diplomacia norte-coreana ressaltou que o ataque viola a carta da ONU e exacerba a tensão no Oriente Médio, trazendo consequências negativas à segurança global.
O porta-voz pediu que os demais países levantem a voz de censura e rejeição contra as ações de Israel e EUA. Segundo ele, a “ordem livre ao estilo ocidental” encoraja esses ataques.
A Coreia do Norte se une a China, Venezuela, Rússia, Brasil e outros que condenaram a ofensiva, enquanto Reino Unido, Itália e Arábia Saudita pedem moderação e alertam para os riscos de escalada na guerra.
As relações entre Coreia do Norte e EUA são tensas. Em 2016, os testes norte-coreanos e as sanções de Barack Obama aumentaram as preocupações sobre um possível conflito.
No entanto, durante a presidência de Donald Trump, houve tentativas de diálogo, mas as relações continuam hostis. Além disso, as tensões comerciais entre EUA e China dificultam uma aproximação com Kim Jong-un.