Coreia do Norte ignora pedido do G7 e ameaça expandir arsenal nuclear
Coreia do Norte ignora pedido do G7 e ameaça expandir arsenal nuclear. Kim Jong-un acusa o grupo de infringir sua soberania e critica os EUA por potencializar conflitos na Península Coreana.
A Coreia do Norte desconsiderou o pedido do G7 para renunciar ao seu arsenal nuclear e ameaçou expandir suas capacidades nucleares.
Em declaração oficial, o governo de Kim Jong-un acusou o G7 de infringir direitos soberanos e rotulou o grupo de “conglomerado criminoso nuclear”.
O G7 pediu que a Coreia do Norte interrompesse seus programas de armamento nuclear e mísseis balísticos, além de condenar o apoio militar do país à Rússia no conflito com a Ucrânia.
A resposta da Coreia do Norte foi reafirmar que seu status como potência nuclear é garantido pela Constituição e que irá intensificar suas forças armadas nucleares diante de ameaças externas.
No comunicado, a Coreia do Norte também criticou os Estados Unidos e integrantes do G7, alegando que suas ações podem levar a um conflito nuclear iminente na Península Coreana.
Os países citados foram Reino Unido, Alemanha, Itália, França e Japão.
Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias