Coreia do Norte reergue navio de guerra após vexame militar
Após o tombamento, Coreia do Norte reergue destroyer de classe Choe Hyun, essencial para sua estratégia militar. Imagens de satélite confirmam a recuperação da embarcação no porto de Chongjin, embora avarias ainda sejam avaliadas.
Coreia do Norte reergue destroyer da classe Choe Hyun, que havia tombado durante cerimônia de lançamento. Imagens de satélite obtidas em 2 de junho mostram o navio na posição correta pela 1ª vez desde o acidente, ocorrido em 21 de maio.
O 38 North, programa do Stimson Center, divulgou o relatório na 3ª feira (3.jun.2026). O destroyer de 5.000 toneladas tombou no porto de Chongjin, na costa leste, durante o lançamento, com o líder Kim Jong-un presente. Ele declarou que o incidente “prejudicou a dignidade do país” e prometeu punir os responsáveis.
O navio é visto como um projeto militar estratégico. As imagens de satélite indicam possíveis avarias na seção do sonar, mas a extensão dos danos é desconhecida. O governo prendeu vários funcionários envolvidos e Kim ordenou reformas antes de uma reunião do partido prevista para este mês.
O relatório do 38 North afirma que “trabalhadores no porto de Chongjin deram um passo significativo rumo à recuperação”. No entanto, destaca que “o estaleiro de Chongjin não oferece a infraestrutura necessária” para reparos adequados, representando um desafio para a recuperação completa.