Coreia do Norte testa míssil, e Kim Jong-un defende preparação para guerra
Kim Jong-un enfatiza a importância de intensificar a preparação militar em resposta a tensões com os Estados Unidos. Durante os exercícios, ele destacou a necessidade de um desempenho superior em combate e defesa aérea.
Kim Jong-un supervisionou exercícios da força aérea da Coreia do Norte e enfatizou a importância de intensificar a preparação para a guerra, segundo a mídia estatal.
No dia 15 de outubro, Kim inspecionou os exercícios de combate antiaéreo e ataques aéreos da 1ª Divisão Aérea, pedindo que "todas as unidades do Exército" promovam um "avanço na preparação para a guerra".
Imagens mostraram um jato MiG-29 lançando um míssil, possivelmente uma versão norte-coreana de armamento de médio a longo alcance desenvolvido pela Rússia.
Neste mês, Kim também:
- Supervisionou um teste de míssil
- Inspecionou fábricas de tanques e munições
- Visitou a embaixada russa em Pyongyang
- Acompanhou exercícios de tiro de tanques e treinamento de operações especiais
A Coreia do Norte criticou os Estados Unidos por serem incluídos em uma lista de países que não cooperam com esforços antiterroristas, uma inclusão que ocorre todo ano desde 1997.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte declarou: "Quanto mais os EUA provocarem a RPDC com atos maliciosos, mais aumentará a hostilidade entre a RPDC e os EUA".
O porta-voz ainda afirmou que a RPDC tomará medidas "eficazes e apropriadas" contra as provocações dos EUA.