Corpo do papa Francisco é enterrado em basílica de Roma
Cerimônia de sepultamento é realizada na basílica de Santa Maria Maior, seguindo os desejos do pontífice. O Vaticano aguarda o início do conclave para a escolha do novo papa, que deve ocorrer em breve.
Sepultamento do Papa Francisco
O corpo do papa Francisco foi enterrado neste sábado (26.abr.2025) na basílica de Santa Maria Maior, em Roma, às 13h (8h no horário de Brasília). A cerimônia, privada, durou cerca de 30 minutos, presidida pelo cardeal camerlengo, Kevin Farrell.
Francisco é o 1º papa a ser enterrado fora do Vaticano desde Leão 13, em 1903. O túmulo estará aberto à visitação pública a partir de domingo (27.abr). A lápide exibirá apenas a inscrição “Franciscus”, conforme seu testamento.
O funeral deu início a 9 dias de luto oficial da Igreja Católica. No domingo (27.abr), haverá uma missa na Praça de São Pedro, presidida pelo cardeal Pietro Parolin, um dos possíveis sucessores.
O Vaticano anunciará em breve a data do conclave para eleger o novo papa, previsto entre 6 a 11 de maio.
Seis meses antes de sua morte, Francisco já havia promovido mudanças nos protocolos funerários papais, permitindo sepultamentos fora do Vaticano. Ele faleceu aos 88 anos, em 21 de abril, devido a insuficiência cardíaca e AVC.
O camerlengo Kevin Farrell assume interinamente até a escolha do novo papa. Atualmente, dos 252 cardeais, 135 estão aptos a votar (menos de 80 anos). O Brasil possui 8 cardeais, mas apenas 7 podem votar.
Estima-se que pelo menos 12 candidatos sejam cotados para suceder Francisco, com o ditado: “Quem entra papa no conclave, sai cardeal”.