HOME FEEDBACK

Correção: Taxa de desemprego tem queda estatisticamente significativa em 18 das 27 unidades da federação no 2º trimestre, diz IBGE

Estudo do IBGE revela queda no desemprego ininterrupta em todo o país, com a menor taxa registrada em Santa Catarina. A taxa nacional caiu para 5,8%, o que representa um recorde histórico desde 2012.

Queda do Desemprego no Brasil

A taxa de desemprego apresentou queda em 18 das 27 unidades da federação no segundo trimestre de 2024, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa variação foi considerada estatisticamente significativa, ou seja, fora da margem de erro. Globalmente, todas as unidades também registraram recuo no desemprego.

A menor taxa de desemprego foi em Santa Catarina, com 2,2%, e não em Mato Grosso, que apresentou 2,8%.

A taxa nacional do segundo trimestre ficou em 5,8%, menor do que os 7% do primeiro trimestre, representando a menor taxa da série histórica desde 2012.

Outros dados importantes:

  • Pernambuco: maior taxa, 10,4%.
  • São Paulo: 5,1% no segundo trimestre.
  • Rio de Janeiro: de 9,3% para 8,1%.
  • Mato Grosso: de 3,5% para 2,8%.

Taxas de desemprego por sexo no primeiro trimestre:

  • Homens: 4,8%.
  • Mulheres: 6,9%.

Por cor ou raça, a taxa na população branca foi 4,8%, enquanto pretos e pardos ficaram acima da média nacional com 7% e 6,4%, respectivamente.

Leia mais em valoreconomico