HOME FEEDBACK

Corrupção, crime e câmbio são problema para investir para Brasil, diz integrante do governo Trump

Mauricio Claver-Carone aponta câmbio, corrupção e crime como desafios críticos para atrair investimentos dos Estados Unidos ao Brasil. Ele destaca a necessidade de melhoria na reputação internacional do país para aumentar a confiança dos investidores.

Mauricio Claver-Carone, enviado especial para a América Latina do governo Trump, apontou três problemas do Brasil para atrair investimentos dos EUA: câmbio, corrupção e crime.

A declaração foi feita durante um jantar do grupo Esfera em Nova York. Claver-Carone, que deixará o cargo para a iniciativa privada, mencionou que a ordem dos desafios é crucial para investidores.

O primeiro problema, câmbio, é considerado o mais difícil. Ele relata que muitos investidores saem do Brasil, citando a baixa confiança no sistema.

O crime, especialmente o organizado, é o segundo desafio. Claver-Carone destacou a disposição dos EUA em colaborar com o governo brasileiro no combate a facções como o PCC e o Comando Vermelho.

Por fim, a corrupção é o terceiro ponto, onde, apesar dos avanços desde a Operação Lava Jato, a percepção estrangeira ainda é negativa. Ele afirmou que a reputação afeta a confiança dos investidores.

Claver-Carone também criticou a baixa visibilidade econômica do Brasil no exterior, ressaltando que, embora seja a segunda maior economia do Hemisfério Ocidental, muitos não o reconhecem como tal. Esse é um problema de imagem e comunicação.

Leia mais em folha