HOME FEEDBACK

CPFL Energia anuncia que alcançou 100% em matriz renovável

CPFL torna-se 100% renovável ao encerrar operações de usina termelétrica, antecipando compromissos de sustentabilidade. A empresa agora possui um portfólio totalmente focado em fontes de energia limpas e reafirma sua meta de neutralidade de carbono até 2025.

CPFL anuncia matriz 100% renovável após encerrar operações da usina termelétrica Epasa, que representava 4% de sua geração.

A decisão marca a saída definitiva da empresa de ativos a combustíveis fósseis e antecipa compromissos do Plano ESG 2030.

O anúncio ocorreu em evento no Ministério de Minas e Energia, em Brasília. Gustavo Estrella, presidente da CPFL Energia, destacou: “Ao antecipar em cinco anos a meta de alcançar 100% da geração renovável, reafirmamos a seriedade dos compromissos assumidos.”

Com a mudança, o portfólio de geração passa a incluir:

  • Hidrelétricas
  • Eólicas
  • Termelétricas a biomassa
  • Solares fotovoltaicas

A CPFL possui atualmente 4.044 megawatts (MW) de capacidade instalada, distribuídos em 60% hidrelétricas, 35% eólicas e 5% biomassa e solar.

O grupo está desenvolvendo um pipeline de mais de 4,4 gigawatts (GW) em projetos 100% renováveis, visando a expansão sustentável.

Em 2024, a empresa já reduziu em 59% as emissões de gases de efeito estufa em relação a 2021 e se comprometeu a manter a neutralidade de carbono a partir de 2025.

A CPFL recebeu creditação da iniciativa SBTi, validando suas metas de redução de gases de efeito estufa (GEE).

Leia mais em valoreconomico