CPI: Inflação ao consumidor nos EUA sobe 0,2% em julho, em linha com o esperado. E você com isso?
Inflação nos EUA apresenta leve desaceleração em julho, mantendo-se dentro das expectativas do mercado. Federal Reserve opta por manter juros inalterados diante de preocupações inflacionárias persistentes.
Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos EUA subiu 0,2% em julho, conforme divulgado pelo Escritório de Estatísticas Trabalhistas (BLS) nesta terça-feira (12).
Esse resultado foi esperado pelos analistas do "The Wall Street Journal". Em junho, o CPI teve alta de 0,3%, mostrando uma desaceleração sutil.
O núcleo da inflação, que exclui índices voláteis como alimentos e energia, também subiu 0,3%, alinhado com as expectativas do mercado.
Na comparação anual, o CPI registrou alta de 2,7%, abaixo da expectativa de 2,8%.
Preocupações com a inflação levam o Federal Reserve (Fed) a interromper os cortes de juros. Na última reunião, os juros permaneceram em 4,25% a 4,5% pela quinta vez consecutiva, apesar das pressões do presidente Donald Trump.
Ações propostas pelo governo, como tarifas sobre produtos importados e deportação de imigrantes, podem aumentar a inflação, resultando em uma postura mais cautelosa do Fed.
Se os juros forem altos, os títulos do Tesouro americano se tornam mais atraentes, mantendo investimentos nesse mercado. Ao caírem, cresce o interesse por oportunidades em outros mercados, como a bolsa brasileira.