CPMI do INSS convoca ‘Careca’ e Maurício Camisotti e quer ouvir ex-ministros em ordem cronológica
CPMI do INSS avança em investigações e convoca envolvidos em esquema de fraudes. Depoimentos começam na quinta-feira e incluem ex-presidentes e ex-ministros da Previdência.
CPMI que investiga fraudes no INSS convocou Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, e o empresário Maurício Camisotti.
Ambos são apontados pela Polícia Federal como envolvidos em irregularidades que totalizam mais de R$ 6,3 bilhões em descontos ilegais.
Além deles, a CPMI decidiu convocar dez ex-presidentes do INSS e todos os ex-ministros da Previdência desde o governo Dilma Rousseff, incluindo as gestões de Temer, Bolsonaro e Lula. Depoimentos seguirão ordem cronológica a partir de 2015.
O presidente da comissão, senador Carlos Viana, destacou que todos os superintendentes do INSS desde 2015 e técnicos da Dataprev também serão convocados.
Deputado Alfredo Gaspar, relator da CPMI, informou que os primeiros depoimentos ocorrerão na quinta-feira (28) e focarão em investigadores. Ex-ministros foram convocados sob a obrigação de falar a verdade, embora o convite seja voluntário, a comissão pode torná-lo obrigatório em caso de recusa.