Crescimento maior na Alemanha será boa notícia para a Europa, diz ministro
Ministro das Finanças da Alemanha destaca importância das reformas do novo governo para impulsionar crescimento econômico e fortalecer papel no continente. Medidas incluem aumento de gastos em defesa e cortes de impostos para combater a recessão.
Crescimento econômico na Alemanha é visto como positivo para a Europa, afirmou o ministro das Finanças, Lars Klingbeil, em Bruxelas.
A Alemanha está assumindo um papel mais ativo na defesa continental, beneficiando todos os parceiros europeus, segundo Klingbeil.
Em março, o Parlamento alemão aprovou planos para um aumento significativo de gastos, que inclui:
- Remoção de regras de endividamento para investimentos em defesa;
- Cortes de impostos;
- Aumento do salário mínimo.
Essas medidas visam combater o crescimento estagnado da maior economia da Europa, que não teve crescimento nos últimos dois anos.
As tarifas comerciais do presidente dos EUA, Donald Trump, representam um risco, podendo levar a Alemanha a um terceiro ano de recessão inédito no pós-guerra.
Klingbeil expressou apoio à abordagem da Comissão Europeia sobre a política comercial dos EUA, destacando o desejo de dialogar, mas também a preparação para contramedidas caso não haja acordo.
A Comissão Europeia já propôs contramedidas para até 95 bilhões de euros em importações dos EUA, se as tarifas não forem removidas.