HOME FEEDBACK

Crise na Tesla? Vendas seguem em queda na Europa e põem em xeque estratégia de Musk

As vendas da Tesla enfrentaram um colapso em abril, com quedas significativas nos principais mercados europeus. A nova versão do Modelo Y não foi suficiente para reverter a tendência negativa, resultando nas piores vendas trimestrais da empresa desde 2022.

Vendas da Tesla caem na Europa em abril, apesar do lançamento de um modelo atualizado do veículo mais popular da empresa.

A Tesla registrou apenas 512 novos veículos no Reino Unido, uma queda de 62% em relação ao ano anterior, segundo a Society of Motor Manufacturers and Traders.

Na Dinamarca, Holanda e Suécia, as vendas caíram em pelo menos dois terços em cada país. O empresário observou quedas acentuadas em 8 dos 10 maiores mercados de veículos elétricos da Europa.

A troca de linhas de produção nas fábricas, incluindo na Alemanha, resultou em várias semanas de perda de produção, contribuindo para as piores vendas trimestrais desde 2022.

Em consequência, as ações da Tesla caíram até 2% antes do pregão regular e já estão 42% abaixo do recorde de alta de dezembro.

Embora o Reino Unido tenha registrado um aumento de 6% nos primeiros meses do ano, a Tesla ficou atrás do salto de 43% em vendas de veículos elétricos de bateria em todo o setor.

Na Alemanha, as vendas caíram 46%, enquanto as vendas de carros elétricos em geral aumentaram 53%.

Na Noruega, o Modelo Y liderou as vendas, mas os registros gerais da Tesla não estão “nem perto do nível a que estamos acostumados”, segundo Oyvind Solberg Thorsen, diretor da Federação Rodoviária Norueguesa.

A situação atual pode indicar que os consumidores veem outras marcas como competitivas no mesmo segmento de preço.

Leia mais em bloomberg