HOME FEEDBACK

Crítica dos EUA ao Mais Médicos é “ataque infundado”, diz Rui Costa

Rui Costa critica a decisão dos EUA e defende o Mais Médicos como um programa atualmente composto por profissionais brasileiros. O ministro reitera que as alegações norte-americanas contra o Brasil são infundadas e mal-intencionadas.

Ministro da Casa Civil, Rui Costa, criticou o presidente dos EUA, Donald Trump, nesta 6ª feira (15.ago.2025), chamando seu comentário sobre o programa Mais Médicos de “ataque infundado”.

A declaração foi feita após os EUA revogarem vistos de trabalhadores ligados ao programa, alegando vínculos com médicos cubanos. Rui Costa questionou se a justificativa seria “desinformação ou provocação premeditada”, pois o programa já não contrata esses profissionais desde 2018.

O ministro ressaltou que mais de 90% dos médicos da última seleção do programa possuem CRM no Brasil, afirmando que o discurso americano é “falso e mal-intencionado”.

Rui Costa afirmou que, se os EUA desejam minar as relações, o Brasil irá acelerar a integração com outros parceiros estratégicos.

Os EUA revogaram vistos de funcionários do governo brasileiro e da Opas, citando a participação de trabalhadores cubanos como justificativa. O Departamento de Estado afirmou que as autoridades brasileiras estavam envolvidas em um “esquema coercitivo” que explorava médicos cubanos.

O comunicado menciona Mozart Julio Tabosa Sales e Alberto Kleiman como envolvidos na implementação do programa, alegando que usaram a Opas para contornar as sanções a Cuba.

Além disso, médicos cubanos denunciaram exploração pelo regime cubano durante sua atuação no programa.

Leia mais em poder360