Criticado pela direita, George Soros completa 95 anos
George Soros, ícone da filantropia global, alcança 95 anos e continua a ser uma figura controversa na política e economia mundial. Seu legado inclui a promoção de democracia e direitos humanos através de suas fundações, enquanto sua influência é frequentemente alvo de críticas.
George Soros, empresário húngaro-americano e fundador da Open Society Foundations (OSF), completou 95 anos na terça-feira, 12 de agosto de 2025. Seu filho, Alex Soros, compartilhou uma foto ao seu lado.
Soros criou a rede OSF, que promove iniciativas ligadas à democracia e aos direitos humanos em diversos países. Além disso, fundou a Renaissance Foundation (RF), integrando seus projetos filantrópicos globais.
Frequentemente, grupos de direita questionam suas atividades filantrópicas e sua influência mundial. Soros destinou parte significativa de sua fortuna para apoiar causas sociais por meio de suas fundações.
Em maio de 2023, aos 92 anos, desmentiu boatos sobre sua morte no X, afirmando estar “vivo e saudável”.
No Reino Unido, ficou conhecido como “o homem que quebrou o Banco Central em 1992”. Junto a outros especuladores, vendeu libras emprestadas, causando a queda no valor da moeda e forçando o governo britânico a abandonar o sistema monetário europeu da época.