Crivella e deputados pedem à Câmara para ir ao Oriente Médio
Deputados buscam autorização para visita à Jordânia em meio a escalada do conflito no Oriente Médio. O objetivo é monitorar o retorno seguro de brasileiros e fortalecer a cooperação internacional.
Deputados Crivella, Barros e Pinato propõem criação de comissão externa para visitar a Jordânia, fronteiriça com Israel.
O Oriente Médio vive escalada no conflito entre Israel e Irã, com os Estados Unidos se envolvendo e um cessar-fogo anunciado pelo presidente Donald Trump.
O requerimento de visita foi apresentado por Crivella em 17 de junho e precisa da aprovação do presidente da Câmara, Hugo Motta.
Crivella argumenta que a visita visa acompanhar os “esforços logísticos e diplomáticos” para o retorno de brasileiros ao Brasil.
Ele afirma que a presença dos congressistas pode fortalecer a cooperação internacional e garantir um retorno seguro e respeitoso dos cidadãos.
Autoridades brasileiras, incluindo governadores e prefeitos, estavam em Israel durante os conflitos e retornaram ao Brasil em grupos.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv iniciou, em 20 de junho, o processo de identificação dos brasileiros que querem deixar o país devido ao conflito.
A missão, se autorizada, terá custos para a Câmara, sendo custeada com recursos públicos.