HOME FEEDBACK

Crivella propõe comitiva ao Oriente Médio para acompanhar resgate de brasileiros

Deputado propõe comissão externa para resgatar brasileiros na Jordânia durante conflito. A iniciativa visa garantir segurança e apoio logístico aos cidadãos afetados pela guerra em Israel.

Deputado propõe comissão externa para resgatar brasileiros na Jordânia

No dia 17 de outubro, o deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) sugeriu a criação de uma comissão na Câmara dos Deputados para monitorar o resgate de brasileiros na Jordânia, devido ao conflito entre Israel e Irã.

Os congressistas Filipe Barros (PL-PR), Fausto Pinato (PP-SP) e Crivella seriam enviados ao Oriente Médio para acompanhar os esforços de retorno dos cidadãos afetados pela guerra em Israel.

A proposta requer a aprovação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e os custos da viagem seriam cobertos pela Casa.

Crivella destacou a necessidade da viagem, considerando a "escalada do conflito" e a "situação humanitária agravada". Ele acredita que a presença da comissão pode ajudar a garantir a segurança e a assistência de brasileiros na região.

O deputado afirmou que a presença dos representantes do Congresso fortalecerá "canais de cooperação internacional" e assegurará um retorno seguro para os cidadãos.

O deputado Filipe Barros, presidente da Comissão de Relações Exteriores, criticou a nota do Itamaraty sobre os ataques dos EUA ao Irã, considerando-a "lamentável". Ele chamou o ataque americano de "corajoso e necessário", destacando a importância de combater o programa nuclear iraniano.

Na segunda-feira, 16, um grupo de 12 prefeitos brasileiros cruzou a fronteira israelense com a Jordânia, buscando fugir do conflito. Os prefeitos estavam no país a convite de Israel para um evento de inovação em segurança pública.

Leia mais em infomoney