HOME FEEDBACK

Cuba registra novo apagão generalizado, o quarto em seis meses

Apagão em Cuba atinge a população após falha no sistema elétrico, agravando a crise econômica. Autoridades tentam restaurar a energia enquanto a ilha enfrenta longos períodos sem luz.

A maioria dos cubanos ainda estava sem energia elétrica neste sábado (15), após uma pane em um subsistema em Havana na noite de sexta-feira (14), que causou a desconexão total do sistema nacional de eletricidade.

É o quarto apagão em menos de seis meses, em meio a uma grave crise econômica. O Ministério de Minas e Energia informou que a falha ocorreu na subestação de Diezmero.

Angélica Caridad Martínez, moradora de Camagüey, relatou: "Vivemos assustados, esta situação é insustentável." A ilha, com 9,7 milhões de habitantes, já havia enfrentado três apagões generalizados em 2022.

O país vive a pior crise econômica em 30 anos, com escassez de alimentos, remédios e uma inflação galopante, exacerbada pelo embargo dos EUA.

O primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz anunciou que estão trabalhando para a recuperação do sistema. Circuitos independentes já foram ativados em algumas províncias para atender serviços essenciais.

Esse é o primeiro apagão generalizado de 2025, mas a população já enfrenta cortes diários. Em Havana, a atividade estava lenta, com poucos nas ruas.

Xiomara Castellanos, 82 anos, expressou sua preocupação: "Este é o fim do século, Deus nos ajude." As termelétricas, principalmente das décadas de 1980 e 1990, enfrentam constantes falhas.

Para enfrentar a emergência, o governo cubano planeja instalar 55 parques solares em 2025, utilizando tecnologia chinesa, visando gerar 1.200 megawatts e aumentar a parcela de energias renováveis no sistema elétrico para 12%.

Leia mais em exame