HOME FEEDBACK

Cuba sofre novo apagão, e milhões ficam sem energia

Apagão em Cuba deixa milhões sem energia, afetando principalmente Havana e áreas circunvizinhas. A falha na rede elétrica agrava uma crise já severa de escassez e desabastecimento no país.

A rede elétrica nacional de Cuba colapsou na noite de sexta-feira (14), resultando em um apagão generalizado na capital Havana e em outras áreas da ilha.

Funcionários do ministério de Energia e Minas informaram que uma subestação elétrica em Havana falhou por volta das 20h15 (21h15 no horário de Brasília), afetando a energia de grande parte do oeste de Cuba, incluindo a capital.

Uma testemunha relatou que as luzes estavam apagadas em todo o horizonte à beira-mar de Havana, com apenas alguns hotéis turísticos funcionando com geradores movidos a combustível.

Relatos em redes sociais indicam que grande parte dos 10 milhões de cubanos ficou sem eletricidade, tanto a leste quanto a oeste da capital.

Essa falha decorre de uma série de apagões que já haviam ocorrido, exacerbando a crise do sistema de geração de energia do país, prejudicado por escassez de combustível, desastres naturais e crise econômica.

No início de dezembro, um quarto apagão foi causado por uma falha na principal usina termelétrica do país. Em novembro, o furacão Rafael provocou novos blecautes.

Desligamentos rotativos têm sido a norma, resultando em uma grave escassez de alimentos, medicamentos e água, tornando a vida insuportável para muitos cubanos, que fogem da ilha em números recordes.

Leia mais em folha