Curta
Haddad afirma que o Brasil está em processo de se tornar um dos países com a menor carga tributária para data centers, ressaltando a importância de uma política nacional para o setor. O ministro também anunciou uma medida provisória que visa implementar incentivos fiscais significativos para atrair investimentos em infraestrutura digital.
Haddad e Data Centers
Durante agenda com empresários de tecnologia nos Estados Unidos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil está se preparando para se tornar um dos países com menor custo tributário para a instalação de data centers.
A combinação da Reforma Tributária e uma política nacional voltada ao setor criará um ambiente competitivo para investimentos em infraestrutura digital.
Haddad destacou que, até 2032, o Brasil deve estar entre os dez países com os sistemas tributários mais eficientes do mundo.
Ainda esta semana, o governo enviará ao Congresso uma medida provisória para criar a Política Nacional de Data Centers, que prevê:
- Desoneração total de investimentos (Capex)
- Isenção de imposto de importação para equipamentos sem fabricação nacional
- Isenção de tributos sobre serviços exportados a partir dos centros de dados
“Não precisamos esperar até 2032 para colher os efeitos da reforma. Podemos agir agora”, afirmou Haddad, mencionando que a transição tributária será longa, com plena implementação apenas em 2032.
Ele defendeu o modelo de reforma tributária já aprovado pelo Congresso.