HOME FEEDBACK

Custo de festival militar de Trump em Washington pode chegar a US$ 45 milhões

Desfile militar em celebração ao 250º aniversário do Exército dos EUA gera polêmica em Washington. Enquanto autoridades preparam um evento grandioso, protestos contra o presidente Trump e seus custos elevados são esperados.

Desfile militar em Washington custará entre US$ 25 e 45 milhões, segundo porta-voz do Exército dos EUA.

O evento, marcado para o 14 de junho, comemorará o 250º aniversário do Exército americano e coincidirá com o 79º aniversário do presidente Donald Trump.

A festividade contará com:

  • 150 veículos militares
  • 50 aeronaves
  • 6.600 soldados

Os soldados serão alojados em prédios governamentais e muitos chegarão dias antes do desfile. O evento incluirá demonstrações militares, apresentações musicais e um show de fogos de artifício.

O desfile gerou indignação entre civis e veteranos devido ao contexto de cortes no Departamento de Assuntos de Veteranos.

Embora Trump tenha desistido de uma ideia similar em 2018 por causa dos custos, agora os planos foram revividos após sua volta à presidência.

Além do desfile, haverá outros eventos, como uma corrida de aniversário do Exército e uma nova exposição no Museu Nacional do Exército dos EUA.

Liberações de protestos contra Trump e a "máquina de guerra" também estão sendo organizadas, refletindo as tensões em uma cidade que historicamente vota contra o presidente.

A prefeita de Washington, Muriel Bowser, expressou preocupações com os custos e danos às estradas, apesar de tentar equilibrar a relação com o governo federal.

A última vez que tropas desfilaram na capital foi em 1991, em homenagem aos militares da Guerra do Golfo.

Leia mais em folha