HOME FEEDBACK

CVM investiga nomeação de ministros de Lula em empresas privadas, diz jornal

CVM investiga possível violação ética de ministros do governo Lula em relação a cargos na Tupy. Processo analisa a ausência de consulta prévia à Comissão de Ética Pública sobre conflitos de interesse.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu um processo administrativo para investigar irregularidades na nomeação de três ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva para um conselho de uma empresa privada.

Os ministros envolvidos são:

  • Carlos Lupi - Previdência
  • Anielle Franco - Igualdade Racial
  • Vinicius Marques de Carvalho - Controladoria-Geral da União (CGU)

A investigação se dá porque, segundo a CVM, eles deveriam ter solicitado uma avaliação formal sobre conflitos de interesses antes de assumir suas posições no conselho da Tupy (TUPY3).

A nomeação ocorreu em 2023, sob indicação da BNDES Participações (BNDESPar), que possui 28,19% das ações da Tupy. Os casos foram encaminhados para a Comissão de Ética Pública (CEP) somente no final do ano passado, após ofício da CVM à empresa.

Embora a CEP tenha dado um parecer favorável após análise, a situação não está encerrada. A CVM decidirá, em reunião na próxima segunda-feira (24), sobre a abertura de um processo por violação ética devido à falta de consulta prévia.

A Tupy defendeu que as eleições para o conselho seguem suas políticas internas e são baseadas na autodeclaração de cumprimento da legislação. Os ministros afirmaram ter passado por processo do BNDES, sem risco de conflitos identificados.

Leia mais em infomoney