CVM suspende 3 corretoras estrangeiras por atuação irregular
CVM suspende operações de três corretoras estrangeiras por atuarem ilegalmente no Brasil. Medida inclui sócios e parceiros, com multas previstas em caso de descumprimento.
A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) suspendeu, na 4ª feira (18.jun.2025), as operações de três corretoras estrangeiras que atuavam no Brasil sem autorização: EBC Financial Group, Vantage International Group e Elion Capital.
A suspensão inclui sócios e parceiros das instituições em território nacional.
O descumprimento da ordem resultará em multa diária de R$ 1.000 para cada uma das empresas e pessoas envolvidas.
A CVM anunciou, através do Ato Declaratório CVM 23.512, a proibição da oferta pública de serviços de intermediação de valores mobiliários, tanto direta quanto indiretamente, incluindo sites e redes sociais. Isso ocorre porque as corretoras não fazem parte do sistema de distribuição conforme a Lei 6.385.
As corretoras vinham captando clientes residentes no Brasil para intermediação de operações com valores mobiliários, sem as devidas autorizações, configurando infração à legislação do mercado financeiro.
- EBC Financial Group: mantinha site para o público brasileiro.
- Vantage International Group: operava com estrutura internacional, com sede na Cidade do Cabo e ramificações em Sydney.
- Elion Capital: registrada nos EUA e contava com 4 sócios brasileiros.
A CVM recomenda que investidores que tenham operado com essas corretoras entrem em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) e apresentem informações detalhadas sobre a oferta, documentos de depósitos e identificação dos envolvidos.