HOME FEEDBACK

Dados da Pnad Contínua Trimestral mostram que mercado de trabalho continua forte, diz IBGE

Apesar da alta na taxa de desemprego, mercado de trabalho mostra resiliência, com menor variação em relação à média histórica. PNAD revela que a taxa de 7% no primeiro trimestre é a menor desde 2012.

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: dados mostram que o mercado de trabalho continua forte, segundo o analista do IBGE, William Kratochwill.

Nesta sexta-feira (16), o IBGE divulgou a PNAD Contínua Trimestral, que detalha resultados por Estados, regiões, sexo e cor ou raça.

A taxa de desemprego subiu de 6,2% no quarto trimestre para 7% no primeiro trimestre. A diferença de 0,8 ponto percentual é menor que a média histórica, que é de 1,1 ponto percentual. A taxa de 7% é a menor para um primeiro trimestre desde 2012.

Kratochwill destacou: “Essa variação é menor que a média, mostrando que o mercado de trabalho continua forte. Ele tem absorvido mais trabalhadores temporários nesse período.”

Ele também mencionou o fenômeno sazonal: aumento de contratações temporárias no último trimestre, com a expectativa de que algumas se tornem permanentes.

Das 27 unidades da federação, 25 registraram aumento na taxa de desemprego. Apenas 12 dessas altas foram consideradas estatisticamente significativas pelo IBGE.

Leia mais em valoreconomico