Damares Alves revela diagnóstico de câncer de mama
Senadora Damares Alves compartilha diagnóstico de câncer de mama e destaca importância do tratamento precoce. Ela reafirma compromisso com o trabalho no Senado e busca incentivar a realização de exames preventivos entre as mulheres.
Senadora Damares Alves (Republicanos-DF) anunciou em suas redes sociais, nesta quarta-feira, que foi diagnosticada com câncer de mama há cerca de um mês.
O tumor foi identificado precocemente, e Damares passou por cirurgia em 31 de julho. Em 4 de agosto, retornou às atividades no Senado, presidindo uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos.
A senadora iniciou sessões de radioterapia, mas mantém sua rotina de trabalho no Senado.
Ela ressaltou a importância do diagnóstico precoce e incentivou as mulheres a realizar autoexames e mamografias para evitar complicações. “Descobrir a doença ainda no começo é fundamental”, afirmou.
Damares também mencionou a recente aprovação de projeto de lei que reduz a idade mínima para mamografias na rede pública de saúde para 30 anos.
Ela agradeceu o apoio da família, equipe médica e colegas do Congresso, afirmando que continuará a defender crianças e pautas de saúde e direitos humanos.
Após o anúncio, parlamentares e aliados manifestaram apoio. O deputado Fred Linhares declarou confiança na vitória de Damares, enquanto o senador Jorge Seif ressaltou que ela “não está sozinha nessa luta”.
O senador Flávio Bolsonaro desejou bênçãos para o tratamento e mencionou que todos estão em oração por sua recuperação.