Damares cobra Moraes por visitas a presos do 8 de Janeiro
Damares Alves solicita ao STF autorização para que a Comissão de Direitos Humanos visite os condenados pelos eventos de 8 de Janeiro. A iniciativa busca apurar denúncias de maus-tratos e violações de direitos nos presídios.
Damares Alves, presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), solicitou ao ministro do STF Alexandre de Moraes a liberação de visitas aos condenados pelos eventos de 8 de Janeiro. A declaração ocorreu no plenário na quinta-feira (3.abr.2025).
As permissões para as visitas geralmente são concedidas pelas varas de execução penal, mas o ministro Moraes centralizou as decisões em seu gabinete, o que torna as visitas dependentes de seu aval.
Damares alertou: . O objetivo é produzir um relatório sobre as condições nas prisões, que será compartilhado com parlamentares internacionais.
Em 12 de março, a CDH aprovou, por unanimidade, um requerimento do senador Eduardo Girão (Novo-CE) para investigar acusações de maus-tratos e violações de direitos nos presídios.
Uma prioridade das visitas é a cabeleireira Débora Rodrigues, condenada a 14 anos de prisão e conhecida por uma manifestação em uma estátua de “A Justiça”. Ela cumpre prisão domiciliar.
O senador Girão, autor do requerimento, doou seu salário de fevereiro à Asfav (Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de janeiro). Ele explicou que não se sentiu à vontade de receber o salário, pois o Senado funcionou apenas 2 dias naquele mês.