Daniel Noboa é reeleito presidente do Equador
Daniel Noboa é reeleito presidente do Equador em meio a críticas e instabilidade. Luisa González contesta os resultados e anuncia pedido de recontagem de votos, acusando o governo de ser uma ditadura.
Presidente do Equador, Daniel Noboa, foi reeleito neste domingo (13.abr.2025) para um mandato de 4 anos. Ele obteve 55,85% dos votos válidos, com 93% das urnas apuradas. Sua concorrente, Luisa González, alcançou 44,15% dos votos.
A candidata derrotada não reconheceu o resultado e anunciou que pedirá a recontagem dos votos. Em seu discurso, afirmou que o país vive uma ditadura.
As principais propostas de Noboa incluem:
- Manutenção do dólar como moeda do país;
- Mais incentivos fiscais para empresas locais;
- Investimentos em infraestrutura e tecnologia na educação;
- Aumento da eficiência do sistema de saúde.
Em segurança, Noboa planeja:
- Aumento da presença militar em locais públicos e prisões;
- Parcerias para ampliar hospitais;
- Investimento em presídios e formação de policiais.
Daniel Noboa tem 37 anos, é filho do magnata Álvaro Noboa e começou sua carreira política em 2021. Ele chegou ao poder após a dissolução da Assembleia pelo ex-presidente Guillermo Lasso e assumiu o cargo em meio a crises políticas e alta violência no país.
Seu governo enfrentou desafios como a ineficiência no combate ao narcotráfico, recessão econômica e aumento da pobreza. Noboa também não conseguiu aprovar reformas devido à oposição no Legislativo.