Datafolha: 51% apoiam prisão domiciliar de Bolsonaro; para 53%, Moraes cumpriu lei
A maioria da população apoia a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, conforme aponta pesquisa Datafolha. O levantamento também revela que a percepção da legalidade da decisão é considerada favorável por 53% dos entrevistados.
A prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro é aprovada por 51% dos brasileiros, conforme pesquisa Datafolha divulgada em 14 de setembro.
Do total, 42% se opõem à decisão e 4% não souberam opinar. A aprovação vem após a determinação do ministro Alexandre de Moraes do STF, que impôs a medida devido a violações de restrições, incluindo a proibição de se manifestar por redes sociais de terceiros.
A pesquisa, realizada com 2.002 pessoas em 113 municípios, mostra que 87% dos eleitores têm conhecimento da prisão domiciliar:
- 30% afirmam estar bem informados;
- 42% se consideram mais ou menos informados;
- 15% têm poucos dados sobre o caso.
A margem de erro é de dois pontos percentuais e variações são notadas entre grupos:
- 60% dos jovens de 16 a 24 anos apoiam a medida;
- No Sul, 51% consideram a prisão injusta.
Bolsonaro aguarda julgamento na ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado após a derrota em 2022. O julgamento deve começar em setembro pela Primeira Turma do STF. Nesta quarta (13), sua defesa apresentou alegações finais, última etapa antes da definição da data de julgamento.