Datafolha: 57% dos brasileiros dizem que Trump está errado ao pedir fim do julgamento de Bolsonaro
Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros desaprova a interferência de Trump no julgamento de Bolsonaro. Entre os eleitores de Bolsonaro, a percepção é dividida em relação à influência do tarifaço na economia.
Pesquisa Datafolha divulgada em 31 de outubro indica que 57% dos brasileiros acreditam que o presidente dos EUA, Donald Trump, está errado ao pedir o fim do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).
Dentre os entrevistados, 36% consideram que Trump está certo e 7% não souberam responder. Trump anunciou uma tarifa de 50% a produtos brasileiros como retaliação ao julgamento de Bolsonaro, que é réu por crimes contra a democracia.
Entre os eleitores de Bolsonaro, 66% avaliam que Trump está certo em interferir no Judiciário, enquanto 28% acham que está errado. Para 82% dos eleitores de Lula, Trump está errado nessa questão.
A percepção entre eleitores de Bolsonaro quanto à economia é preocupante: 92% acreditam que a sobretaxa prejudicará a economia do Brasil. Quando perguntados se Bolsonaro é perseguido, 50% dizem que não, 45% acreditam que sim, e 5% não souberam opinar.
Sobre a influência de Eduardo Bolsonaro nas ações de Trump, 39% acreditam que teve “muito impacto”, 28% dizem que teve “um pouco”, 20% acreditam que não teve “nenhum impacto” e 13% não sabem.
A pesquisa do Datafolha entrevistou 2.004 pessoas em 130 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais.