Datafolha: Para 89% dos brasileiros tarifaço vai prejudicar a economia
Pesquisa aponta que 89% dos brasileiros temem que tarifa dos EUA comprometa a economia nacional. A maioria acredita que medidas devem ser tomadas pelo governo brasileiro para mitigar os impactos da sobretaxa.
Nove em cada dez brasileiros (89%) acreditam que o tarifaço do presidente dos EUA, Donald Trump, a produtos brasileiros irá prejudicar a economia do Brasil, segundo pesquisa Datafolha divulgada esta semana.
Dentre os entrevistados:
- 66% afirmam que a sobretaxa vai "prejudicar muito";
- 23% dizem que "prejudicará um pouco";
- 7% acreditam que não prejudicará;
- 4% não souberam responder.
Trump assinou um decreto que impõe uma tarifa adicional de 40%, elevando o total para 50% sobre produtos brasileiros. Ele explicou que a medida é uma retaliação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal.
Mesmo entre eleitores de Bolsonaro, a avaliação é negativa: 92% acreditam que a sobretaxa prejudicará a economia. Entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva, o número é de 87%.
Além disso, 77% dos entrevistados consideram que o tarifaço terá um impacto negativo em suas vidas. Desse grupo:
- 43% acreditam que vai prejudicar muito;
- 34% acham que irá prejudicar um pouco;
- 19% não preveem prejuízo pessoal.
Sobre o que o presidente Lula deveria fazer, 72% dos entrevistados concordam que ele deve negociar com os EUA, enquanto 15% sugerem que o Brasil deveria taxar produtos americanos e 6% pedem que o governo atenda as condições dos EUA.
A pesquisa Datafolha entrevistou 2.004 pessoas com mais de 16 anos em 130 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais.