De fora da reunião entre Putin e Trump, Zelensky diz que é hora de acabar com guerra na Ucrânia
Zelensky ressalta a urgência de um acordo de paz e pede ação da Rússia durante cúpula no Alasca. Enquanto isso, Trump avalia possibilidade de negociações envolvendo o futuro territorial da Ucrânia.
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (15) que “é hora de acabar com a guerra” da Rússia em seu país.
Ele instou a Rússia a tomar “as medidas necessárias” para alcançar a paz.
Os comentários ocorreram durante a viagem do presidente dos EUA, Donald Trump, e do presidente russo, Vladimir Putin, para o Alasca, onde se encontram pela primeira vez desde o início do conflito na Europa.
Zelensky espera que a cúpula resulte em uma “paz justa” e promova conversas entre os líderes da Ucrânia, Rússia e Estados Unidos.
“Contamos com os EUA”, declarou Zelensky via Telegram.
Antes da cúpula, Trump disse que deixará a Ucrânia decidir se deseja envolver-se em trocas territoriais com a Rússia. Putin deseja anexar partes dominadas da Ucrânia para um acordo de paz.
Vale destacar que Zelensky não foi convidado para a reunião no Alasca. Trump expressou interesse em um encontro entre os três, caso o diálogo com Putin seja produtivo.
Nesta sexta, Zelensky também conversou com o presidente da França, Emmanuel Macron, e deverá se encontrar com ele após a reunião de Trump e Putin.