HOME FEEDBACK

De olho em 2026, Ratinho Júnior nomeia aliado de Deltan em secretaria estratégica

Valdemar Jorge assume a secretaria em meio a articulações políticas entre Ratinho Júnior e o Partido Novo. A nomeação é vista como um passo estratégico para fortalecer a chapa majoritária para as eleições de 2026.

Governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) dará posse a Valdemar Jorge como novo secretário de Justiça nesta segunda-feira (26).

Jorge é filiado ao Partido Novo e próximo aliado de Deltan Dallagnol. Sua nomeação é vista como um gesto de aproximação entre o governador e a sigla, visando a chapa majoritária para 2026.

Valdemar Jorge já integrou o governo Ratinho Júnior em várias ocasiões, tendo sido titular da Secretaria de Planejamento e mais recentemente da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.

Em nota, o Partido Novo elogiou sua escolha, afirmando que: "Valdemar carrega valores claros e inegociáveis".

A nomeação reforça a colaboração do Novo com Ratinho, que já trabalharam juntos nas eleições de 2024. Nos bastidores, há planos para lançar Deltan Dallagnol ao Senado Federal em 2026.

Deltan, que foi cassado em maio de 2023, enfrenta controvérsias sobre sua elegibilidade. O Novo decidirá se seu nome será impugnado nas próximas eleições.

Nomes cotados para suceder Ratinho incluem:

  • Rafael Greca (prefeito de Curitiba)
  • Eduardo Pimentel (vice-prefeito)
  • Guto Silva (secretário das Cidades)
  • Alexandre Curi (presidente da Assembleia Legislativa)

Deltan deverá apoiar o nome escolhido por Ratinho, consolidando a aliança.

O senador Sergio Moro (União Brasil) é visto como desafeto de Ratinho e não está cogitado para a chapa de 2026.

A divisão entre Moro e o grupo de Ratinho se tornou evidente nas eleições municipais de 2024, com Moro apoiando um candidato diferente e terminando em quarto lugar.

Leia mais em infomoney