De olho no preço dos alimentos, governo está sendo cuidadoso para aumentar percentual de etanol na gasolina, diz ministro
Governo avalia aumento no percentual de etanol na gasolina visando autossuficiência e impacto nos preços dos alimentos. Medida pode ser implementada ainda em 2023, após aprovação do CNPE.
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, falou sobre a cautela do governo em aumentar o percentual de etanol na gasolina devido à alta nos preços dos alimentos.
Silveira destacou a importância de monitorar o declínio dos preços de produtos como açúcar, farelo de milho e carne. Ele apresentou um estudo que comprova a viabilidade técnica para adicionar 30% de etanol anidro na gasolina, atualmente em 27%.
Para implementar a mudança, a proposta precisa ser submetida ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), e a medida deve ser implementada ainda em 2023, conforme previsão do ministro.
- Silveira ressaltou que o aumento do etanol pode tornar o Brasil independente das importações de gasolina.
- Atualmente, os preços dos combustíveis fósseis estão atrelados ao mercado internacional.
Além disso, o governo decidiu adiar o aumento da mistura de biodiesel no diesel para manter o percentual em 14%, que deveria passar para 15% em março. Esta decisão visa conter o impacto nos preços dos alimentos.
- O biodiesel é considerado mais sustentável, mas também mais caro.
- Distribuidoras solicitaram à ANP a suspensão da adição de biodiesel por 90 dias, devido a fraudes na mistura.
Silveira afirmou que zerar a mistura de biodiesel no diesel seria "destruir uma indústria de 50 anos".