Decisão de Trump de atacar Irã criou inflexão na história, diz Netanyahu
Netanyahu elogia ação de Trump contra o Irã e fala em mudança histórica. O primeiro-ministro de Israel destaca que a "decisão firme" dos EUA pode abrir caminho para paz no Oriente Médio.
Binyamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, elogiou a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de bombardear o Irã no último sábado (21), chamando-a de uma “inflexão na história”.
No vídeo publicado no X, Netanyahu declarou que os EUA “fizeram o que nenhum outro país no mundo pôde fazer” e que essa “decisão firme” mudará a história.
Ele afirmou que “a história vai lembrar” que Trump agiu para “negar ao regime mais perigoso do mundo as armas mais perigosas do mundo”, o que pode levar o Oriente Médio a um futuro de prosperidade e paz.
O premiê ressaltou: “paz pela força. Primeiro a paz, depois a força”, agradecendo à liderança de Trump.
O ataque de bombardeiros americanos teve como alvo as instalações do programa nuclear do Irã, especificamente o local de Fordow. Trump anunciou: “Nós completamos nosso muito bem-sucedido ataque”.
Ele também afirmou que “nenhuma outra força armada do mundo poderia fazer isso. AGORA É TEMPO PARA A PAZ”.
A ação foi especulada durante a semana, quando Trump “desmarcou” o distanciamento da atuação israelense e chegou a ameaçar o líder do Irã, aiatolá Ali Khamenei.