HOME FEEDBACK

Decisões de Trump jogam por terra multilateralismo, diz Lula

Lula critica unilateralismo de Trump em reunião com Putin e enfatiza necessidade de multilateralismo. O presidente brasileiro destaca a importância do respeito à soberania de todos os países em meio à escalada da guerra comercial entre EUA e China.

Presidente Lula critica decisões unilaterais de Trump

No dia 9 de maio de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliou que as recentes decisões do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), prejudicam o multilateralismo e desrespeitam a soberania de outros países.

Lula fez essas declarações em uma reunião bilateral com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na noite de 8 de maio, um dia antes do desfile em comemoração aos 80 anos da vitória soviética na 2ª Guerra Mundial.

No fim de semana, a China e os Estados Unidos terão seu 1º encontro para discutir tarifas impostos, uma tentativa de resolver a guerra comercial iniciada por Trump com aumentos de tarifas. As conversas entre as potências globais não ocorriam desde a escalada das tarifas em abril.

Após o aumento de tarifas sobre produtos chineses, Trump afirmou ter recebido mensagens do governo de Xi Jinping para negociações diárias, informação que foi negada pelo governo chinês.

A China condicionou o início das tratativas ao fim das medidas unilaterais e um tratamento respeitoso por parte da Casa Branca.

Lula destacou que sua visita à Rússia visa reforçar parcerias estratégicas, especialmente na área de energia, com previsão de assinatura de acordos. O Brasil importa óleos combustíveis de petróleo da Rússia, totalizando US$ 6 bilhões em 2024.

O presidente também buscará discutir ciência e tecnologia, acompanhando-a de sua ministra Luciana Santos.

Leia mais em poder360