Declaração online ainda não está disponível para contribuintes; entenda
Contribuintes podem começar a declarar o Imposto de Renda 2025, mas a versão online do Meu Imposto de Renda só estará disponível a partir de 1º de abril. A Receita Federal destaca que a greve dos auditores fiscais e questões internas contribuíram para o atraso na liberação das funcionalidades.
Contribuintes devem aguardar até 1º de abril para enviar a declaração do Imposto de Renda 2025 online.
A Receita Federal começou a liberação da declaração pré-preenchida nesta segunda-feira (17), mas os dados completos estarão disponíveis apenas em abril.
O prazo para *entrega das declarações* já iniciou, mas a declaração online pelo aplicativo Meu Imposto de Renda ou e-CAC só poderá ser feita a partir do dia 1º de abril.
A Receita informou que a greve dos auditores fiscais, que se prolonga por mais de cem dias, impactou o sistema, causando atrasos na liberação. A Receita também citou dificuldades orçamentárias e a reestruturação do sistema.
Juliano Neves, da Receita, mencionou que o movimento reivindicatório dificulta a situação e reconheceu as dificuldades internas.
Dão Real, presidente do Sindifisco, advertiu que os atrasos podem aumentar os *erros nas declarações*, resultando em malha fina para muitos contribuintes.
A Receita espera que seis em cada dez declarações sejam feitas pelo sistema pré-preenchido. O PGD deve ser descontinuado, mas ainda não há prazo definido.
Documentos para dedução: recibos e notas de despesas médicas e educacionais, comprovantes de compra e venda de bens, e informe de rendimentos.
A restituição será paga em cinco lotes, de maio a setembro, começando em 30 de maio, último dia de entrega da declaração.