Declaração online ou pelo aplicativo do IR exige conta ouro ou prata no gov.br; saiba como fazer
Contribuintes devem ter conta nível ouro ou prata no portal gov.br para utilizar declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. A criação da conta pode ser feita fácil e rapidamente pelo aplicativo, que permite identificação facial.
Contribuintes que devem declarar o Imposto de Renda precisam ter conta no gov.br com níveis ouro ou prata para usar dados pré-preenchidos ou declarar online.
Aqueles que não possuírem essas contas só podem utilizar o PGD (Programa Gerador de Declaração) no computador, sem acesso à declaração pré-preenchida.
Para criar uma conta nesses níveis, o cidadão deve acessar o site do gov.br e seguir um processo que exige informações pessoais, como CPF e data de nascimento.
A plataforma gov.br junta serviços públicos, como consultas ao INSS, SUS, inscrições no Enem e Sisu.
No celular ou tablet, a criação de conta é facilitada pelo aplicativo, pois permite identificação facial. O app está disponível na Play Store e App Store, sendo importante baixar a versão oficial.
A data limite para entrega da declaração é 30 de maio, às 23h59. Após essa data, multas variam de R$ 165,74 a 20% do imposto devido para o ano-calendário de 2024.
Usuários com contas de nível prata ou ouro têm acesso a vários serviços da Receita Federal e do Banco Central.
- Verifique se é necessário elevar o nível da conta atual.
- O selo bronze não permite a declaração pré-preenchida.
Problemas de reconhecimento facial podem ocorrer por falta de semelhança com dados do Tribunal Regional Eleitoral ou pela qualidade da foto. Recomenda-se que a foto seja tirada em ambiente claro e sem obstruções no rosto.
Se os problemas persistirem, é possível cadastrar a conta sem reconhecimento facial. Há opções para recuperação de senha no gov.br.